VMWare

Criar um Site Grátis Fantástico
VMWare

O que é o VMWare?

 

VMware é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a software de outros sistemas operativos.

Usando software de virtualização como o VMware é possível executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado, criando computadores completos (virtuais) a executar dentro de um computador físico que pode rodar um sistema operacional totalmente distinto. Do ponto de vista do utilizador e do software nem sequer se nota a diferença entre a máquina real e a virtual. É muito usado em centros de dados, pois permite criar redundância e segurança adicional sem recorrer a tantas máquinas físicas e distribuindo e aproveitando

 

A empresa desenvolvedora

A empresa desenvolvedora do VMware, a VMware Inc., localiza-se em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos e é uma subsidiária da EMC Corporation. O nome é um jogo de palavras com Virtual Machine (máquina virtual), que é o nome técnico dado a um sistema operacional rodando sob o VMware.

Versões do Produto

VMware Workstation

É voltado ao uso no desktop, em ambientes de desenvolvimento. Atualmente está na versão 9.0.1, e roda em CPU's Intel e AMD de 32 e 64 bits. Permite rodar vários "computadores virtuais" dentro de um sistema operacional (Windows, versões GNU/LINUX, MAC OS, etc), cada um destes computadores pode rodar seu próprio sistema operacional.

O computador simulado pode ter uma quantidade de RAM definida (até 3600 MB no VMware 5.5.3; até 8GB, desconsiderando limitações do hardware, no VMware 6.0) e um disco virtual delimitado (até 950GB)

Ele pode "simular" um drive de CD-ROM,drive de disquete, placas de rede (até 3 no VMware 5.5.3; até 10 no VMware 6.0 beta), discos rígidos e portas USB (USB 1.1 na versão 5.5.3; USB 2.0 na versão 6.0).

Recursos importantes:

  • Possibilidade de "unir" várias máquinas virtuais, permitindo que todas elas sejam iniciadas ou desligadas com um mesmo comando. Também é possível definir redes internas.
  • Suporte a 3 modos de rede: Bridged (a máquina virtual é vista como um outro computador na rede, com IP obtido via DHCP); NAT (a máquina virtual se conecta ao computador host, que por sua vez se conecta à rede); e Host-Only (a máquina virtual apenas se conecta ao host).
  • Possibilidade de criar registros instantâneos ("snapshots") de uma máquina virtual num dado momento. Assim, é possível testar configurações, e se elas derem errado pode-se reverter.

VMware Server (anteriormente VMWare GSX Server)

Voltado ao uso em servidores de pequeno e médio porte. Tornou-se gratuito em 12 de Junho de 2006. É um produto de "entrada" para o mercado.

Conta com boa parte dos recursos da versão Workstation, e adiciona recursos úteis ao seu uso em servidores, como o gerenciamento remoto (usando uma versão modificada do VNC). Isto resulta em perda de desempenho na interface gráfica, porém não é um problema para servidores que rodam "headless", ou seja, sem monitor ou interface gráfica.

Curiosidade: GSX significa "Ground Storm X".

VMware ESX Server

Voltado ao uso em servidores de grande porte. É um sistema operacional dedicado, que usa um núcleo proprietário, baseado no SimOS. O Red Hat Linux é usado para prover os diversos serviços, como gerenciamento remoto. Por rodar em um nível mais próximo do hardware, elimina-se o overhead de ter um sistema base, e aumenta-se a segurança. Por este motivo ele é usado em servidores de grande porte.

VMware Player

Executa máquinas virtuais prontas; Oficialmente (Versões anteriores à versão 3.0), não é possível criar máquinas virtuais novas, mas é possível pular esta limitação de 3 formas:

  • Instalando uma versão de avaliação do VMware Workstation e criando máquinas virtuais novas.
  • Usando appliances (máquinas virtuais fornecidas pela comunidade, que operam como soluções prontas, onde basta apenas rodar).
  • Usando sites não oficiais, como o EasyVMX.
  • Usando a versão 3.0 ou superior.

VMware Fusion

Uma versão para o Mac OS X rodando em Macintosh com CPU Intel. O produto se encontra em sua quarta versão, com suporte inclusive a acereração 3d por hardware. Pode-se obter uma versão de teste.

Outros produtos

  • VMware ThinApp, um programa que permite a criação de "aplicações portáteis" ("portable apps")
  • VMware P2V, uma ferramenta para migrar servidores físicos para máquinas virtuais.
  • VMware VirtualCenter, uma ferramenta para centralizar o gerenciamento de instalações do VMware.
  • VMotion, uma ferramenta para transferir máquinas virtuais entre servidores, de forma tão transparente quanto possível, resultando no mínimo de downtime(tempo com o servidor fora do ar)