Visão geral do Hyper-V...
O Hyper-V no Windows Server 2008 e no Windows Server 2008 R2 permite criar um ambiente de computação de servidor virtualizado. Você pode usar um ambiente de computação virtualizado para aumentar a eficiência dos recursos de computação utilizando melhor os recursos de hardware. Isso é possível porque você usa o Hyper-V para criar e gerenciar computadores virtuais e seus recursos. Cada máquina virtual é um sistema de computador virtualizado, que opera em um ambiente de execução isolado. Isso permite que vários sistemas operacionais sejam executados simultaneamente em um único computador físico.
O que o Hyper-V faz?
O Hyper-V fornece ferramentas de gerenciamento básico e infraestrutura de software que você pode usar para criar e gerenciar um ambiente de computação de servidor virtualizado. O ambiente virtualizado pode ser usado para uma série de objetivos comerciais direcionados para o aumento da eficiência e a redução de custos. Por exemplo, um ambiente de servidor virtualizado pode ajudar a:
- Reduzir os custos de operação e manutenção de servidores físicos aumentando a utilização do hardware. É possível reduzir a quantidade de hardware necessário para executar as cargas de trabalho do servidor.
- Aumentar a eficiência do desenvolvimento e de testes, reduzindo o tempo necessário para configurar hardware e software e reproduzir ambientes de teste.
- Aumentar a disponibilidade do servidor sem usar tantos computadores físicos quantos seriam necessários em uma configuração de failover que usa somente computadores físicos.
Quem estaria interessado nessa função?
O Hyper-V pode ser útil se você for:
- Um administrador de TI, planejador ou designer de TI.
- Um arquiteto de TI, responsável pelo gerenciamento e segurança de computadores na sua organização.
- Um gerente de operações de TI que está procurando maneiras de reduzir o custo total de propriedade da infraestrutura de servidores, em termos de energia e gerenciamento.
- Um desenvolvedor ou testador de software que está procurando maneiras de aumentar a produtividade, reduzindo o tempo gasto na criação e configuração de um servidor para uso em desenvolvimento ou teste.
Quais são os principais recursos do Hyper-V?
Os principais recursos do Hyper-V são os seguintes:
- Virtualização baseada em hipervisor nativo de 64 bits.
- Capacidade para executar máquinas virtuais de 32 e 64 bits simultaneamente.
- Máquinas virtuais com um e com vários processadores.
- Instantâneos de máquinas virtuais, que capturam o estado, os dados e a configuração de hardware de uma máquina virtual em execução. Como os instantâneos registram os estados do sistema, você poderá reverter a máquina virtual a um estado anterior.
- Suporte a memória grande de máquina virtual.
- Suporte para rede local virtual (VLAN).
- Snap-in de gerenciamento do Console de Gerenciamento Microsoft (MMC)
- Interfaces WMI (Instrumentação de Gerenciamento do Windows) documentadas para scripts e gerenciamento.
O Hyper-V no Windows Server 2008 R2 adiciona os seguintes recursos:
- Migração ao vivo
- Armazenamento dinâmico de máquina virtual
- Suporte avançado para processador
- Suporte avançado para rede
Para obter mais informações sobre os novos recursos de Hyper-V incluídos no Windows Server 2008 R2, consulte O que há de novo no Hyper-V do Windows Server 2008 R2. Para obter mais informações sobre as interfaces WMI, consulte o Provedor WMI de virtualização (https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=108564 [a página pode estar em inglês]).